• Página Anterior

    CNseg lança novo webdocumentário da série sobre ganhadores do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros

    2016-12-21

    Fonte: CNSeg

    Garantir a destinação correta dos veículos em final de vida útil é o objetivo da Renova Ecopeças, empresa do grupo Porto Seguro, segunda colocada na categoria Produtos e Serviços da edição 2015 do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, organizado pela CNseg. A desmontadora é tema do terceiro webdocumentário sobre os projetos vencedores da 5ª edição do Prêmio, lançado pela Confederação com o objetivo de reconhecer e divulgar as iniciativas inovadoras e inspirar mercado.
     
    O projeto, de autoria de Bruno Campos Garfinkel e Fabio Frasson Giusti, Diretores de Produto e Sinistro da Porto Seguro, é pioneiro na reciclagem automotiva, desmontando, por meio de um processo sustentável e legalizado, carros em final de vida útil. No processo os itens de alto impacto ambiental são descartados, já que podem ser reutilizados. “O proposito é garantir a destinação correta dos veículos em final de vida útil, proporcionando ao consumidor final a possibilidade de comprar peças de reuso, com origem lícita e a preços competitivos”, afirma Fábio. Tudo que não pode ser aproveitado, como óleos lubrificantes, combustíveis e peças inutilizáveis, é retirado do carro e descartado de forma apropriada. Já as peças aproveitáveis, ganham um certificado de qualidade e de procedência, podendo ser comercializadas.
     
    A Renova Ecopeças foi considerada uma empresa ecoeficiente pela Politica Nacional de Resíduos Sólidos do Governo Federal (PNRS). Além de ter atendido 100% das exigências da legislação, se tornando a primeira desmontadora certificada pelo Detran no país. Para Fábio Giusti, a empresa contribui para o desenvolvimento sustentável do mercado e do país. “Temos a certeza de estar caminhando para um futuro mais promissor e para o desenvolvimento do mercado segurador”, destacou o diretor.
     
    As etapas do processo, que envolvem limpeza, desmontagem e destinação das peças, são coordenadas, principalmente, por profissionais do Senai, que também contribuem com a formação da mão de obra jovem da Renova. O projeto envolve mais de 60 pessoas, de diversas áreas, e a empresa possui uma estrutura com capacidade para desmontar 1.500 veículos por mês.