• Página Anterior

    Susep quer protagonismo na regulação mundial do setor

    2016-04-05

    Fonte: CQCS

    A Susep quer participar de forma mais efetiva das decisões das entidades que congregam os órgãos reguladores e supervisores do mercado de seguros internacional. Os primeiros passos nesse sentido foram a eleição do superintendente da autarquia, Roberto Westenberger, para a diretoria da Assal (Associação dos Reguladores e Supervisores de Seguros da América Latina) e a participação da Susep em dois importantes comitês – o Técnico e o de Implementação – da IAIS (International Association of Insurance Supervisors, na sigla em inglês), que agrega os reguladores de todo o mundo. “A Susep é, agora, protagonista do processo decisório das entidades mundiais, com poder para interferir em decisões que afetam os interesses do mercado brasileiro”, afirmou Westenberger, em entrevista exclusiva ao CQCS.
     
    Outro avanço importante será a realização, no Rio de Janeiro, no final de abril, da 17ª Conferência Anual da Assal.
     
    O superintendente da Susep explicou que o Brasil há muito tempo não participava da Assal. O retorno ao órgão, com participação mais efetiva nas decisões, foi umas das prioridades listadas por ele assim que assumiu o comando da autarquia. “O coroamento desse retorno será a realização desse evento no Brasil”, frisou Westenberger.
     
    Para ele, o fato de o superintendente da Susep integrar a diretoria da Assal significa muito para o mercado brasileiro, que deixa de ser um mero expectador, aplaudindo ou não as decisões”, para efetivamente participar do processo de aprovação de propostas. “Podemos interferir nesse processo decisório, fazendo com que deliberações da Assal estejam em sintonia com interesse nacional, acentuou.
     
    Westenberger disse ainda que a Assal é, principalmente, um fórum para a troca de experiências, enquanto a IAIS aprova, de fato, medidas que se refletem nos mercados locais. Daí, a importância de a Susep estar presente nas duas entidades.
     
    Quanto ao evento do final de abril, ele revelou que é esperada a adesão de “grande contingente de profissionais do mercado, incluindo seguradores e corretores de seguros, até porque o evento será realizado quase conjuntamente com o da Copaprose, que, segundo o superintendente da Susep, é um órgão equivalente a Assal. “Essa coincidência de datas não foi por acaso. É fruto de um processo conduzido por mim e o presidente da Fenacor e da Copaprose, Armando Vergilio . Serão eventos muito importantes para o mercado brasileiro, assegurou.