• Página Anterior

    CNseg lança a #FIDESRio2023, maior evento ibero-americano de seguros

    2022-10-20

    Depois de mais de dois anos suspensa em razão da pandemia, a Conferência Hemisférica da Federação Interamericana de Empresas de Seguros (FIDES) será realizada no Rio de Janeiro, em 2023. O lançamento internacional do evento, considerado a maior plataforma ibero-americana de negócios e relacionamento do setor de seguros, será feito pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) no próximo dia 7 de novembro, em Santiago, no Chile.
     
    O lançamento coincide com a realização, na capital chilena, da Assembleia Geral da Global Federation of Insurance Associations (GFIA), bem como da reunião do Conselho da Presidência e da Assembleia Geral da Federação Interamericana de Empresas de Seguros (FIDES) e também da Conferência Anual da International Association of Insurance Supervisors (IAIS).
     
    O presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, que também preside a Comissão Regional Sul da FIDES, explica que os fóruns contarão com a presença de atores da mais alta relevância para a indústria global de seguros. “Por isso, optamos por fazer o lançamento em Santiago. Depois de um hiato compulsório, em decorrência da pandemia, a Conferência, que é promovida a cada dois anos, volta forte para abordar, entre outros temas, os desafios envolvidos na questão climática, as tendências em produtos e serviços e, com destaque, a experiência do Brasil com o Open Insurance”, adianta Oliveira.  
     
    São esperadas para o lançamento – em coquetel no Hotel DoubleTree by Hilton – em torno de 150 pessoas, em sua maioria executivos de seguradoras, resseguradoras, corretoras, representantes de órgãos de regulação e autoridades governamentais.
     
    “Vamos destacar que a agenda da #FidesRio2023 está totalmente alinhada às diretrizes da CNseg e ao seu posicionamento no setor de seguros brasileiro de zelar pela imagem institucional do setor, estimular seu desenvolvimento, promover o intercâmbio entre os mercados regionais e realizar pesquisas e programas de educação em seguros”, afirma Oliveira.
     
    O presidente da CNseg está confirmado em todos esses compromissos e, particularmente, na apresentação na Assembleia Geral da FIDES, ocasião em que vai falar sobre a experiência brasileira com o Open Insurance. O Brasil é o primeiro país do mundo a implementar esse serviço.
     
    Esse tema, juntamente com Segurança Cibernética e ASG, pauta um Acordo de Cooperação Técnica Multilateral que será assinado entre os membros que participam da Comissão Regional Sul da FIDES***. Outro instrumento de cooperação será assinado com a Asociación de Aseguradores de Chile (AACH), com foco no intercâmbio de experiências com Letra de Risco de Seguros.
     
    Sobre a FIDES
     
    A FIDES, que promove a Conferência de mesmo nome (a última edição foi em 2019, na Bolívia) é uma organização sem fins lucrativos que reúne as associações de seguros privados das Américas e da Espanha. Seu objetivo é promover a dimensão estratégica do mercado segurador e destacar sua importância para o crescimento econômico da região. A instituição, criada em 1973, conta com 20 países membros da América Latina, Estados Unidos e Espanha. A CNseg está entre as entidades fundadoras e é a representante da FIDES no Brasil.
     
    Hoje, o Brasil é o principal mercado de seguros na América Latina e o 17º no ranking mundial. Em 2021, a receita do setor representou 6,5% do PIB, incluindo Saúde Suplementar. Já as provisões técnicas, que são os valores que representam os compromissos assumidos pelas seguradoras com os seus clientes, alcançaram R$ 1,4 trilhão, em agosto de 2022.
     
    *GFIA – Global Federation of Insurance Associations
    **IAIS – International Association of Insurance Supervisors
    ***CNseg; Asociación de Aseguradores de Chile A.G (AACH); Asociación Argentina de Compañías de Seguros (AACS), Asociación Paraguaya de Compañías de Seguros (APCS) e Asociación Uruguaya de Empresas Aseguradoras (AUDEA).