• Página Anterior

    “Sou segura”: mulher que acredita e desenvolve seu potencial tem destaque no setor de seguros

    2021-04-12

    Veja, abaixo, na íntegra, artigo redigido por Stephanie Zalcman, CPO (Chief Placement Officer) da Wiz Soluções em Seguros e embaixadora da AMMS:
     
    "A diversidade tem ganhado espaço em empresas de todos os setores e, felizmente, também no mercado de seguros, que há muito era tido como masculino. Mulheres e homens pensam diferente e isso traz uma combinação fundamental para atingir alta performance nas equipes.
     
    As mulheres têm uma forma especial de lidar com as emoções das pessoas, por isso vocação natural para o mercado que trata da proteção, mas talvez por perfeccionismo ou carga histórica muitas vezes não se sentem capazes de exercer o mesmo cargo que homens. Mesmo estatisticamente sendo mais estudiosas e capacitadas, muitas ainda não se colocam como deveriam.
     
    Enquanto a mulher precisa se sentir capacitada para exercer suas funções, a natureza masculina impulsiona o homem naturalmente ao desconhecido, e portanto, estão sempre prontos a assumir posições de decisão com muito mais facilidade.
     
    A AMMS – Associação da Mulheres do Mercado de Seguros, da qual sou embaixadora, apresentou em emocionante evento online na noite de ontem sua nova identidade visual e o mote “Sou Segura”, que se une ao slogan “Rumo ao equal”.
     
    A associação tratar justamente de desenvolver a equidade de gêneros no setor, preparar mais mulheres para os cargos de liderança, dando oportunidades para que elas façam mais networking, se preparem e se sintam mais seguras para assumir posições mais altas e também motivar as empresas a se engajarem nesse projeto para que tenhamos mais diversidade nas companhias, especialmente na alta gestão, melhorando o clima organizacional, motivando outras mulheres que estão em cargos menores e consequentemente trazendo maior rentabilidade para suas companhias.
     
    De acordo com a CNSeg (Confederação Nacional das Seguradoras), em 2000 as mulheres representavam 49% de profissionais do setor e hoje são aproximadamente 59%, mas embora a maioria dos profissionais de seguros seja de mulheres a participação delas em cargos de liderança ainda é limitada. Há uma maior participação de profissionais femininas em seguros de benefícios e de pessoas e mais masculinos nos ramos elementares, transportes e seguros financeiros.
     
    Existem muitas profissionais preparadas para atingir os níveis de diretoria (C-level) nas empresas do setor. Elas precisam apenas ter mais confiança e estar dispostas a galgar tais posições, acreditar mais no seu potencial e ter menos autocobrança.
     
    Mas o mercado está mudando, o empoderamento feminino tem trazido impacto incrível. Cada vez mais vemos mulheres confiantes e seguras, se desenvolvendo amplamente. É incrível olhar para trás e ter presenciado essa transição cultural.
     
    Hoje sabemos que a igualdade vem da competência e do preparo. Excelentes profissionais sempre terão posição de destaque em nosso mercado, independentemente do gênero.
     
    Aprendi em minha trajetória a ser forte e determinada, a investir em mim buscando ser a melhor especialista e assim competir em igualdade, sem medo de me aventurar no novo. Estamos caminhando para um mercado justo, equânime e acolhedor, onde diversidade é sinônimo de prosperidade".