• Página Anterior

    Susep tem novo superintendente

    2014-02-28

    Após meses de rumores sobre a saída de Luciano Portal Santanna, superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), a troca de comando do órgão que regula o mercado de seguros foi oficializada hoje em decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff. Além de exonerá-lo do cargo, a presidente nomeou para seu lugar Roberto Westenberger, ex-sócio da PricewaterhouseCoopers (PwC).
     
    Seu nome vinha sendo comentado nos bastidores. Westenberger já tinha, inclusive, se reunido no mês passado com o sindicato dos servidores da autarquia (SindiSusep) num primeiro encontro informal com os funcionários do órgão, segundo duas fontes a par do assunto.
     
    O ex-sócio da PwC é bem cotado no mercado de seguros, conforme fontes ouvidas pelo Broadcast, devido ao seu perfil técnico. Ele é formado em ciências atuariais, que estuda a análise de riscos, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é Ph.D pela City University, engenheiro pelo Instituto Militar de Engenharia e mestre em estatística aplicada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
     
    Em meados de dezembro, em meio a rumores sobre sua saída, Santanna confirmou, em entrevista ao Broadcast, a possibilidade de deixar a Susep após dois anos e meio a frente do órgão regulador do mercado de seguros. Ele, que é ligado ao PTB, pleiteia uma recolocação no Banco do Brasil ou no âmbito da reforma ministerial, conforme fontes. “Como servidor de carreira, fico a disposição para colaborar da melhor maneira possível com o governo. Fui sondado para trabalhar em Brasília, num contexto de reforma ministerial, mas ainda não há nenhuma definição”, afirmou Santanna ao Broadcast, em dezembro último.
     
    Para assumir um cargo no BB, o nome de Santanna tem de ser indicado para o Conselho de Administração do banco que posteriormente faz a indicação formal e segue para o aval do Banco Central. Na última coletiva de imprensa para comentar os resultados de 2013, Aldemir Bendine, presidente do BB, questionado sobre novas mudanças na diretoria da instituição, não confirmou essa possibilidade.
     
    No início do mês, Paulo Rogério Caffarelli, vice-presidente de Atacado, Negócios Internacionais e Private Bank, deixou o cargo para assumir o comando da Secretaria Executiva da Fazenda. Em seu lugar, o conselho de administração do BB elegeu Antonio Mauricio Maurano.